Growth Hacking e Ferramentas de Marketing: O Poderoso Gerador de Personas!

Quase 45 mil novos leads em menos de dois anos, e isso é só o começo.

Gus
Marketing Hackers

--

Um aplicativo para a todos dominar.

Você gostou dos nossos artigos recentes falando sobre construção de aplicativos? Relembre:

Somos hackers, e gostamos de ver o universo do Marketing Digital desse ângulo! E é por isso que você pode se encantar com o artigo de hoje, pois vamos falar de um killer app da Rock Content: o Gerador de Personas passo a passo, com documentação instantânea, no formato necessário para uma estratégia de conteúdo.

Por razões muito fortes (que vamos discutir logo, logo) esta ferramenta se tornou a nossa principal fonte individual de leads inbound para as vendas da Rock. Difícil de acreditar? Bem, mais de 900 dos usuários se tornaram nossos clientes.

Ah, e dividimos essa aventura com a Resultados Digitais, então vamos contar esta história com os times juntos e misturados, não repare. Boa leitura! :)

Back in black: o que estava acontecendo em junho de 2015?

Você sabe o que é uma buyer persona, correto?

Quando lançamos o Gerador de Personas, o cenário do Marketing de Conteúdo no Brasil precisava educar seus prospects mais do que nunca. Tanto que, um mês depois, o Content Trends confirmou aquilo que já sentíamos na época:

  • a maior parte das empresas que fazem Marketing de Conteúdo não têm uma estratégia documentada;
  • empresas que documentam as suas estratégias são, em média, 30% mais bem-sucedidas;
  • não saber o que é ou como começar uma estratégia são fatores que desanimam muitas empresas.

Então, queríamos gerar leads? Sim! Mas documentar a estratégia dos nossos potenciais clientes era o objetivo mais importante naquele momento.

Logo, não resolveríamos esse problema com um blog post ou um ebook. Era preciso algo que desse um retorno imediato para os usuários e, ao mesmo tempo, fosse relevante para o nosso core business, utilizável pelos nossos times de Marketing, Vendas e Customer Success.

Ride on: sem amigos não se vai muito longe

Foi tudo muito rápido. Tínhamos alguns dias e um budget de R$2000,00 mais o tempo de trabalho junto com a RD. Logo tínhamos um rascunho e partimos para a construção do app.

O rascunho logo se tornou um protótipo, ganhou um belo design e uma atenção especial com a experiência do usuário (valeu, @Lívia Amorim!).

Tela inicial do aplicativo.

Somamos à estrutura, o código, que o criamos com a ajuda do Dalto Curvelano como desenvolvedor freelancer. O resultado é fantástico, confira:

Let there be rock: nasce o Gerador de Personas!

Basicamente, o programa organiza alguns dados coletados pelo próprio usuário. Ou seja, se você consegue responder a estas 7 perguntas listadas a seguir, a sua persona já está praticamente criada (só precisa ser documentada)!

  1. Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  2. Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
  3. Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
  4. Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  5. Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  6. Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  7. Como podemos ajudá-la?

E, para induzir o leitor a se educar nesse momento, deixamos o ebook “Guia para Criação de Personas” bem à mão, e com download grátis.

Um app simples, mas que oferece uma ótima experiência para o usuário!

Rock or bust: será que o nosso app funciona?

Depois de prepararmos o usuário, é hora de “colocar tudo no papel”. Para exemplificar, eu imaginei uma persona que é CEO de uma pequena empresa, que recentemente abandonou um emprego formal de longa data e partiu para o mundo do empreendedorismo.

Veja como criamos tudo isso em quatro simples passos:

Passo 1: é preciso começar com informações básicas.
Passo 2: desvendando os hábitos e rotinas da persona.
Passo 3: agora sim, vamos a fundo em suas necessidades e metas.
Passo 4: por fim, hora de apresentar a solução.

Evidentemente, um usuário precisa responder às perguntas e preencher os campos com base em dados reais, pesquisas e informações coletadas no mercado. As informações colocadas nesse exemplo são meramente ilustrativas, embora se pareçam muito as de uma persona real. É que temos um bocado de experiência nisso.

Ah, e também já terminamos. Temos uma persona elaborada e documentada! A partir de então, acabaram as desculpas das empresas para não fazer o mesmo, e a minha ficou assim:

Este é um documento criado automaticamente pelo Gerador de Personas, pronto para ser utilizado como parte de uma estratégia de Marketing!

Rocking all the way: resultados incríveis!

Acertamos quando dissemos que as pessoas precisavam disso. Somente em sua data de lançamento, o Gerador de Personas registrou 7.678 sessões de usuários — 2x mais do que o tráfego daquele dia no blog Marketing de Conteúdo, que foram 3.015 sessões!

Day 1: app launch! 🚀

Ainda que não seja nada comparado aos níveis de hoje, esse volume era muito importante para a Rock Content naquele momento. A adesão que tivemos foi fantástica, e milhares de personas foram documentadas somente em um dia no Brasil, no meio de 2015!

Interessante, não? Pois agora vai ficar ainda melhor: hoje o Gerador já acumula mais de 75.000 personas criadas. Vamos aos números:

  • sessões: 134.337;
  • visitantes únicos: 94.599;
  • tempo médio de permanência: 0:03:46 (not bad, huh?);
Top canais de aquisição do Gerador de Persona.

Você reparou na quantidade de tráfego gerado por referral? São nossos links estrategicamente posicionados em nossos blogs, páginas de serviços e materiais.

Fontes de tráfego via referral do nosso app.

E, por trás de tantos acessos e novos usuários, o que foi de fato criado em termos de negócios? Nada menos que:

  • 75.128 personas documentadas;
  • 44.873 novos leads gerados;
  • desses, 1.974 se tornaram leads qualificados para a compra;
  • de todos os nossos clientes na história, 982 deles já utilizaram a ferramenta.

Consideramos todos esses resultados surreais, levando em conta o tempo e os recursos investidos.

No começo deste artigo, mencionamos que uma ferramenta precisa dar um retorno imediato para os usuários e, ao mesmo tempo, ser relevante para o core business da empresa. E essa é a melhor lição que podemos tirar com a criação desse aplicativo sensacional!

E você? Já testou o nosso Gerador de Personas? Clique aqui para acessar agora!

Ah, você sabia que a Rock Content quer criar ainda mais aplicativos para Marketing? Se você quer ficar por dentro (e não atrás da concorrência), assine o Marketing Hackers no Medium e deixe o seu 💙 abaixo!

--

--