Todo lançamento requer muito planejamento e dedicação

Best seller de primeira viagem: como lancei meu primeiro livro [com números]

Aprendendo, na marra, como é a vida de escritor

--

Escrever e, principalmente, lançar o Obrigado pelo Marketing foi a melhor experiência que tive em 2017. Aprendi muito, coloquei a mão na massa, quase morri de estresse (fui forçado a tirar férias), mas valeu muito a pena.

Quer saber por que?

Primeiro que por ser uma experiência completamente nova para mim, tive que estudar muito sobre como escrever livros e como montar uma estratégia de lançamento de um produto físico. Eu mesmo toquei a estratégia, mão na massa, como no início da Rock Content.

Além disso, realizar um sonho e ver o resultado de seu trabalho de 4 anos de empresa materializado em um livro físico, que milhares de pessoas compraram e várias deram feedback positivo, é muito gratificante.

Mas o que eu quero compartilhar aqui, na verdade, são aprendizados e técnicas que usei para fazer com que eu, um autor de primeira viagem, conseguisse escrever e lançar com sucesso o “Obrigado pelo Marketing”.

O que estudei sobre como lançar um livro

  • O My Launch Team é um serviço para lançamento de livros. Me cadastrei para participar de um dos lançamentos deles e saber tudo o que fazem. Algumas técnicas interessantes que aprendi (e usei) foram de criar o grupo privado para discussões e pedir feedbacks e comentários nos e-commerces.
  • O blog para autores da Bookbub é uma mina de ouro de ideias de como escrever e promover um livro.
  • O Tim Grahl, apesar de usar táticas de infoproduto (tenho algumas ressalvas), disponibiliza vários materiais bons no Book Launch.

Esses são as fontes específicas que descobri e comecei a seguir somente para o lançamento do livro. Além delas, todos os blogs e fontes sobre marketing de conteúdo se aplicam na hora de montar sua estratégia de lançamento.

Meu maior aprendizado:

Um livro de sucesso não existe no vácuo. Ele deve ser precedido por um trabalho de geração de audiência e autoridade, com criação de listas e campanhas de engajamento. Tudo isso pode (e deve) começar a ser feito até mesmo antes do livro começar a ser escrito.

Para minha “sorte” eu já tinha começado esse trabalho há 4 anos, quando fundei a Rock Content e comecei a criar conteúdo de qualidade para o mercado de marketing. Mas se não for seu caso, comece agora a:

  • Criar e manter um blog, com textos relacionados ao assunto do seu livro.
  • Publicar em redes sociais
  • Fazer networking e tentar participar de eventos e palestras
  • Criar algum material rico e colocar formulários no blog e começar a alimentar sua lista de email.

Estratégias que usei (com números!)

Escassez e benefícios (pré-venda)

Uma das táticas mais conhecidas para quem trabalha com qualquer tipo de lançamento é criar algum tipo de escassez, seja do seu produto em si, seja de tempo, oferecendo algum benefício extra para quem comprar em um determinado período.

No meu caso resolvi que o objetivo era vender o máximo de livros antes do lançamento oficial, em outubro. Anunciei o livro oficialmente em minha palestra no RD Summit SP, dia 05 de julho, com pré-venda até dia 01 de outubro.

Quem comprou nesse período levou, junto do livro (que só começou a ser entregue em outubro), um curso grátis da Universidade Rock Content, 3 meses de acesso grátis ao aplicativo 12 minutos, 1 mês de acesso grátis ao SEMRush e cópia autografada.

Todos esses benefícios, somados, valiam mais de mil reais, tornando a promessa tentadora. Dentro do período da pré-venda, as seguintes ações foram feitas:

Concurso interno de geração de leads (pré-venda)

Criar um concurso interno foi uma ideia para aumentar o alcance da campanha de pré-venda e, ao mesmo tempo, criar um incentivo para os funcionários da Rock Content colocarem em prática seus conhecimentos de marketing em uma brincadeira competitiva.

A ideia foi simples:

O funcionário da empresa que conseguisse gerar mais leads divulgando o livro iria para o RD Summit com tudo pago. Cada pessoa tinha uma página própria para divulgar, criada através do Kickoff Labs (um serviço bem legal de criação de campanhas virais)

O custo total: US$75,00 para o Kickoff Labs e R$2.000,00 de prêmios.

Resultados:

  • 4317 leads gerados, ou seja, pessoas interessadas de alguma maneira
  • 165 vendas, uma conversão de 3,82%.
  • Vários Rockers participando até o final, com uma disputa emocionante entre o time de CS e marketing nos últimos dias.

Concurso externo de geração de leads

Centenas de pessoas compartilhando o livro!

Seguindo o sucesso da campanha interna, resolvi fazer uma externa, nos mesmos moldes. A única diferença é que qualquer pessoa que se cadastrasse em alguma landing page também ganhava sua própria página para participar do concurso. A ideia disso é gerar um efeito viralizador!

O resultado não foi o esperado.

Por algum motivo imaginei que a campanha externa viralizaria muito mais do que a interna, mas eu realmente subestimei os rockers (ótimo, na verdade!) e não dei a atenção devida. O prêmio era bem mais simples também: acessos à Universidade Rock Content e entradas para o RD Summit.

Resultados:

  • 627 leads gerados
  • 91 vendas, 14% de conversão!!

Outros

Algumas outras ações e a quantidade (estimada) de vendas que elas geraram:

  • Palestras durante o período da pré-venda: 200 livros vendidos
  • Webinar com a Udacity: 20 livros vendidos
  • Campanha de 100% de cashback com o Meliuz: 270 livros vendidos

No final das contas aproximadamente 1200 pessoas compraram durante a pré-venda! Descobri, depois, que esse número é ótimo para o mercado editorial, uma grata surpresa para mim, que achei, a princípio, que tinha sido um fracasso.

No centro de distribuição da editora, 1200 autógrafos e uma tendinite depois

No RD Summit, em 21 de outubro, o livro estava oficialmente lançado! E nesse momento me senti recompensado por todo o trabalho: milhares de pessoas na minha palestra, centenas de autógrafos, elogios, etc.

Muita gente me dizendo obrigado pelo marketing.

Agora estou montando novas estratégias para o pós-lançamento, interagindo com o grupo no Facebook, que acabou se tornando essencial para os números alcançados por estar cheio de gente super engajada e avaliando a possibilidade de lançar o “Obrigado pelo Marketing Returns” em algum momento do ano que vem.

Nota: o termo best seller aqui está sendo usado de maneira bem livre, já que eu fiquei em terceiro lugar de livros mais vendidos no Brasil na categoria negócios. Tecnicamente, um “third best seller” ainda é um best seller!

Gostou de saber como fiz para chegar lá? Quer dar um feedback sobre o livro? Deixe uma curtida no botão 👏 aqui embaixo e mande seu comentário!

--

--