As oportunidades que nunca imaginei encontrar como revisora da Rock Content

Como me encontrei na maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina e os desafios que superei.

Iara Rosa
Marketing Hackers
Published in
6 min readOct 5, 2018

--

Após concluir um curso superior, pressupõe-se que você sabe exatamente o que deseja para sua carreira profissional. Infelizmente, nem sempre é assim.

Em 2016, ao concluir o curso de Letras, o caminho mais lógico me parecia ser o mestrado, visto que já participava de projetos de iniciação científica há alguns anos. No entanto, percebi que, por mais que gostasse do assunto que estudava, não me via dando aulas ou trabalhando com pesquisas acadêmicas no futuro.

Assim, comecei um longo processo de reflexão sobre o que, de fato, eu queria para minha vida profissional. E foi nessa fase que conheci a Rock Content.

Terminou a faculdade e não sabe o que fazer? Está insatisfeito com o seu trabalho e gostaria de tomar um novo rumo? Dá uma olhada nessa história. Sua oportunidade pode estar aqui!

Se você tem um sonho, coloque a mão na massa

Dependendo da habilitação escolhida, quando você se forma no curso de Letras imagina, basicamente, duas possibilidades: dar aulas ou trabalhar com pesquisa (portanto, seguir carreira acadêmica e dar aulas). Há algo de errado com isso? Nadinha! Era o que eu queria? Não.

Assim, após me formar, investi no autoconhecimento, a fim de descobrir o que faria meus olhos brilharem. Nesse processo, lembrei que na época do vestibular me interessava por Jornalismo, Publicidade e Propaganda, entre outros cursos da área de comunicação.

Então, decidi conversar com alunos dessas graduações para entender o mercado de trabalho, as oportunidades etc. Afinal, só descobrimos como determinada área de fato funciona quando a vivenciamos no dia a dia, certo?

Pois bem. Uma amiga, formada em Publicidade e Propaganda e Analista de Conteúdo em uma grande startup daqui de Belo Horizonte, foi incrivelmente gentil e se dispôs a tirar todas as minhas dúvidas sobre a área. E foi assim que conheci o marketing digital — e a Rock Content.

Nath, meu importante ponto de apoio naquele momento (❤), contou do seu dia a dia na empresa em que trabalha, indicou cursos online, sugeriu blog posts sobre marketing… Enfim, fez um panorama completo — tudo o que eu precisava!

Foi então que decidi: vou aprender sobre marketing digital e conseguir um emprego na área.

Fiz todos os cursos recomendados (a maioria da Rock Content, alguns da HubSpot e do Google) e mergulhei de cabeça em blogs que tratam sobre o tema. Eis que no dia 18 de dezembro de 2017 me deparo com a seguinte publicação no Facebook:

Perfeito, essa era minha chance! Pensei: sei revisar textos, adoro marketing digital e quero me aprofundar ainda mais no assunto. Preciso dessa vaga!

Se eu queria me tornar uma especialista em marketing digital e construir uma carreira sólida, eu precisava aprender com os melhores. Por sorte, a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina tinha uma vaga para algo que eu sabia fazer.

Não pensei duas vezes e me candidatei à vaga! Passei pelo processo seletivo e, no dia 15 de janeiro, comecei a trabalhar como revisora na Rock Content.

Aproveite as oportunidades

Lembra que, no início deste texto, comentei que só descobrimos como determinada área de fato funciona quando a vivenciamos de perto? Isso é fato.

Eu sabia que trabalhando na Rock Content aprenderia sobre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, mas não fazia ideia de que teria acesso a tanto conhecimento e oportunidades.

Aqui na Rock, além de verificar os aspectos gramaticais de um texto, o revisor é responsável por analisar se as boas práticas de marketing estão presentes no conteúdo. Nós passamos um pente fino no produto final, constatando sua qualidade.

Gosto de pensar que sou Reese Witherspoon em “Guerra é Guerra”. No filme, Reese é uma executiva responsável pelo teste de produtos que serão lançados no mercado. Na vida real, eu analiso a fundo os conteúdos que são postados no blog de grandes empresas, a fim de avaliar se aqueles materiais trarão bons resultados ao cliente.

Entende como esse trabalho é importante? Se o conteúdo não trouxer informações relevantes, considerando uma persona específica, e não apresentar um estratégia de SEO adequada, dificilmente aparecerá nos primeiros resultados de busca do Google. Consequentemente, a empresa não terá uma boa visibilidade na internet e continuará com os mesmos problemas.

No entanto, o trabalho como revisor(a) não acaba por aí. Constantemente, mantemos contato com os freelancers que produzem os conteúdos — uma parcela significativa responsável por fazer toda a magia acontecer. Afinal, sem texto não há o que revisar e, principalmente, não há conteúdo para compor um blog de sucesso.

E essa galera arrasa, viu? Todos os dias me impressiono com a capacidade dessas pessoas de produzir materiais (de qualidade!) sobre os mais variados assuntos. É algo fantástico!

Enfim, além dos freelas (❤), mantemos contato com os clientes da Rock. Esse é um grande desafio, principalmente se você é uma pessoa tímida, como eu. Nosso trabalho, acima de tudo, é cuidar do sucesso do cliente e fazer o que está ao nosso alcance para entendê-lo e entregar o que ele espera.

E foi nesse processo de buscar entregar conteúdos cada vez melhores que me deparei com uma oportunidade de crescimento.

Certo dia, minha supervisora (outra pessoa incrível, além de uma grande inspiração) me fez o seguinte convite: Iara, o que acha de gravar um vídeo para os seus clientes explicando nossos processos?

Enquanto sorria para ela, apenas uma frase percorria meu cérebro: o quê? Como eu gravaria um vídeo para clientes da Rock Content? Eu não estaria explicando processos para uma sala cheia de adolescentes, mas sim para executivos! Como faria isso sem desmaiar ou parecer um robô?

Claramente, eu não tinha as respostas para aquelas questões no momento, então voltei para as tarefas que precisavam de mim, mas decidi aceitar o desafio.

Eu tinha uma semana para me preparar, então estava tudo certo. No entanto, apenas na noite anterior à gravação do vídeo terminei o roteiro, e foi então que a ficha caiu: a tarefa não estava concluída. Eu ainda precisava gravar um vídeo!

No dia seguinte, por mais que aparentasse estar calma, estava com o coração a mil por hora. Enquanto as pessoas chegavam para mais um dia de trabalho eu só conseguia pensar: como vou me livrar dessa? Eu reviso textos, não gravo vídeos!

Naquele dia, meu cérebro não conseguia pensar em bons argumentos para nos tirar daquela situação. E ainda bem! No momento em que fiquei de pé diante da câmera, tudo fluiu, como se eu fizesse aquilo há anos.

Aquele foi um dia muito especial! Todas as pessoas envolvidas no projeto foram tão legais. Elas me davam dicas de como me apresentar, sugeriam ideias para o vídeo e, principalmente, demonstravam muito apoio e segurança no meu trabalho.

Existe sensação mais gratificante do que essa? Naquele momento eu estava nas alturas! Meus colegas acreditavam no meu potencial — até mais do que eu mesma.

Nesse dia, além de superar um obstáculo que havia imposto a mim mesma, aprendi tantas coisas. Mas a principal mensagem que gostaria de deixar para você ao compartilhar essa experiência é: a Rock Content é um lugar repleto de oportunidades, basta você saber aproveitá-las.

No dia em que minha supervisora sugeriu a gravação do vídeo, eu poderia muito bem ter recusado, dizendo que não achava uma boa ideia, tendo em vista que não tinha experiência com aquilo. No entanto, se eu tivesse feito isso, teria perdido a oportunidade de aprender algo sobre mim, além de descobrir mais uma habilidade que pode ser aprimorada. Eu teria perdido um dia incrível com meus colegas e, sobretudo, a chance de aprimorar o meu trabalho.

Desde o primeiro dia em que conheci o blog da Rock me deparei com oportunidades que me trouxeram para onde estou hoje. Há alguns anos, jamais passava pela minha cabeça que poderia trabalhar em um ambiente que não fosse uma sala de aula — na verdade, esse parecia ser um sonho muito distante. Hoje, trabalho na maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina e nunca me senti tão realizada profissionalmente.

E se você deseja construir uma história como essa, olha que notícia boa: temos vagas para Revisor(a) para Marketing de Conteúdo. Vem trabalhar comigo, é só acessar aqui!

--

--